Projeto Identidade Pessoal – Maternal I-A

Título: Projeto Identidade Pessoal

Um dos grandes objetivos da Educação Infantil é criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e resignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.

A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar as crianças nesse processo faz-se necessário criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal. Consequentemente, o desenvolvimento da autoestima se dá conforme a criança incorpora a afeição que os outros têm por ela e a confiança da qual é alvo, desenvolvendo o autoconhecimento, fortalecendo a identidade.

Durante essa semana, trabalhamos poesia referente ao nome de cada aluno, bem como a construção da carteira de identidade, reforçando que cada um possui um nome e que é especial. Também favorecemos o autoconhecimento, explorando o próprio corpo, através do carimbo de mão e pé. Para finalizarmos a nossa semana de Projeto Identidade, medimos nossos pequenos, explorando noções de grandeza através da comparação do seu tamanho com o tamanho dos colegas! Eles amaram conhecer um pouquinho sobre si e sobre os amigos que estarão presentes todos os dias durante esse ano!

 

Professora: Amina

Leave a Reply