Projeto Conceitos Matemáticos – Maternal I-A

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece, em geral, várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. Entre os vários objetivos da Matemática, encontramos os jogos que representam uma boa situação e possibilidade que potencializa as capacidades para compreensão e explicação dos conceitos matemáticos.

O lúdico no ensino da matemática, na Educação Infantil, além de dinâmico, faz com que os alunos sintam maior prazer em aprender, pois eles se identificam bastante com as brincadeiras e jogos. O primeiro contato com o lúdico faz com que os alunos participem ativamente das aulas. Na fase da Educação infantil, a criança ainda está desenvolvendo a capacidade de atenção, pois eles dispersam com muita facilidade e as brincadeiras ajudam nesse processo, pois as crianças sentem-se atraídas pela atividade voltada para seu mundo.

Na última semana do mês de agosto, levamos atividades lúdicas sobre conceitos matemáticos, trabalhando dentro/fora, em cima/embaixo, diferente/igual, perto/longe, dia/noite, aberto/fechado, cheio/vazio, entre outros. Escolhemos fotos de duas atividades relacionadas ao conceito matemático diferente/igual, onde nossas crianças tiveram que encontrar o seu par de tênis, em meio aos pares de tênis dos colegas, e também achar o par de meia feito de EVA.

 

Leave a Reply