Pelo  olhar da  criança- PRÉ II A

É praticamente impossível resistir ao perfume e à beleza de uma flor.

Observar o mundo ao seu redor , pela silhueta  da  natureza  e contemplando o belo, notando padrões , texturas e cores . Assim o Pré II da  Professora  Mirian Vigorito observou as  flores e as  plantas , que se  encontram nos parques e na  horta da  escola .

Já paramos para observar tudo o que há no nosso jardim? – As formigas moram no jardim; – Tem um monte de flores; – E árvores também; – Tem mato; – Eu já vi pedrinhas; O que acontece se nós não cuidarmos do jardim? – As plantas morrem; – Quando a gente pisa na grama ela morre e o jardim fica só com terra; O que é um jardim? – Minha mãe tem um jardim com florzinhas; – Em casa não tem jardim porque minha mãe disse que não tem lugar pra terra em casa; – O jardim é onde plantamos coisas; – As árvores, as flores; – O jardim é um lugar para passear. A natureza aceita lixo? – Não porque mata os animais; – Se um bichinho come plástico ele morre; – Se jogar lixo na natureza ela fica feia. Nasce planta onde tem plástico jogado na terra? – Acho que não; – Elas não vão conseguir crescem porque não vão conseguir respirar. Diante de todas essas hipóteses levantadas, propusemos que num segundo momento fossemos visitar o jardim da nossa escola. O entusiasmo das crianças foi nítido e aproveitando sugerimos que fizéssemos juntos um roteiro de pesquisa, para que conseguíssemos organizar a nossa visita. O nosso roteiro para a pesquisa de campo ficou organizado da seguinte forma: – Observar o clima; – Observar a quantidade de árvores e plantas; – Identificar os tipos de plantas e árvores existentes na escola  – Observar a terra do jardim, e se há diferença do solo de um lugar para o outro; – Verificar se há pequenos animais e quais são eles; – Colher amostrar do que encontramos. No dia seguinte em roda de conversa retomamos o assunto.

Leave a Reply