Medidas de tempo/ Relógio do sol – PRÉ II A    

Ao desenvolver na criança a noção de tempo, é necessário levá-la a perceber que existe uma sequência de fatos.

A criança aos poucos com o dia-a-dia vivenciando uma rotina ela vai relacionar os fatos a uma organização de ideias, baseando-se no antes, agora e depois, (passado/presente/futuro), a criança vive de modo intenso esse processo.

Trabalhamos com:

* Rotina- A vivência da rotina como aliado a organização do espaço.

*Calendário- Aos poucos com a vivência da rotina e o acompanhamento do calendário as crianças foram se aproximando das medidas convencionais de tempo. Na roda de conversa relatamos : O que fizeram ontem? Entre outras perguntas.

*O relógio- O que querem dizer os números no relógio? Como está o dia hoje? Que horas é a nossa entrada? E a nossa saída? Que horas você acordou? Situações ligadas a rotina da criança na escola e em casa.

* Tamanho- Quem é o maior? Quem é o menor? Problematizamos – Quem é o mais novo? E o mais velho?  Fizemos a intervenção para que as crianças possam perceber que não é porque o outro é menor ou maior que é o mais velho ou mais novo.

Assim nos  professoras agimos como facilitadoras do processo que auxilia as crianças à alcançarem tais aprendizagens tão importantes para a organização do seu dia-a-dia.

Com isso observamos a  necessidade dos alunos de conhecerem as horas. Pois  é algo especificamente social.

Apresentamos os primeiros registros de como organizava-se o tempo. Começamos pelo Relógio do Sol. O indício mais antigo da divisão do dia é proveniente de um relógio de sol egípcio, datado de 1.500 a.C.
O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas, dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional. Assim, a luz do sol ao variar resulta nas sucessões das horas. A turminha  adorou confeccionar o relógio e verificar a hora marcada pelo sol.

PROFESSORAS :MIRIAN VIGORITO E  BRUNA CUNHA

Leave a Reply