Jovem guarda e tropicalismo – 5º Ano “B”

A arte foi muito importante nas décadas de 1960 e 1970 para expressar diversas manifestações políticas e ideológicas. Muitos cantores lançaram canções de protesto ou de apoio ao governo militar, outros eram “neutros” e promoviam canções com temas que não ameaçavam ou defendiam questões políticas.

Com o objetivo de conhecer um pouco mais a história do Brasil e as diversas manifestações artísticas, daquela época, para expressar opiniões políticas e ideológicas, os alunos do 5º Ano “B” fizeram um cartaz sobre dois movimentos artísticos da música brasileira daquela época: o Tropicalismo e a Jovem Guarda, buscando as seguintes informações: quem eram os principais artistas desses movimentos, quais foram as canções mais marcantes, se havia algum posicionamento político nas canções, Se os artistas sofreram ou não a censura do governo e qual era a reação do público a esses artistas e às suas canções.

Os alunos gostaram muito dessa atividade, demonstrando interesse, conhecimento sobre o assunto e criatividade na confecção do cartaz. Parabéns meus amores.

Professora Melissa Ramos Bittencourt

Leave a Reply