Bingo das horas – 1° Ano A e B

 

 

Aprender a ler as horas é uma estratégia para o trabalho com medidas de tempo, que deve estar relacionada à sua função social e ao cotidiano de casa e da escola.  Trabalhar com os relógios e com a leitura das horas é bem interessante porque pode ser realizado na prática, além da teoria.

Além do calendário que sempre é trabalho em sala, agora estamos trabalhando a leitura do relógio analógico, unindo atividades da escola e tarefas de casa, para associar a divisão do tempo (ano, mês, dias do mês e dias da semana) bem como as divisões do dia, que tem 24 horas e pode ser divido em manhã, tarde e noite. Através de conversa em sala a atividades que foram para casa, onde cada aluno pode compreender como as medidas de tempo, principalmente as horas, são importantes para a organização da rotina diária, os alunos trocaram informações sobre seus principais hábitos e, em que horários são cumpridos.

Assim, para complementar o que viemos trabalhando, os alunos jogaram o BINGO DAS HORAS, utilizando duas cartelas. Através de sorteio a Professora passou o horário digital, e as crianças deveriam registrá-los desenhando os ponteiros (minutos e horas) na cartela maior, depois marcar na segunda cartela o número sorteado, se ali estivesse. Ganhou o jogo quem primeiro completou a cartela.

Foi de grande proveito, para perceber quais eram as principais dúvidas e mediar/explicar o que não ficou bem claro para eles. Ao fim todos vibraram e levaram as cartelas de bingo para casa, usando-a como tarefa de registro das horas no caderno.

Os alunos se encantam com a descoberta de que já podem ler as horas e comemoram isso de forma bem positiva.

Professoras Dionessa e Marielli.

Leave a Reply