As pipas do Pré  II A

Existem inúmeras brincadeiras e brinquedos que são muito populares hoje em dia e que tiveram sua origem em outras partes do mundo, num passado distante. Atualmente diversas dessas brincadeiras que fazem parte da cultura do nosso povo e integram o folclore brasileiro podem ser utilizadas como instrumentos de integração social e aprendizado pedagógico.

Assim é o caso da pipa, papagaio  ou pandorga que é um brinquedo de fácil e rápida fabricação que voa baseado na oposição entre a força do vento e a corda segurada pelo seu operador, conhecido como “Pipeiro”. A pipa é formada por uma estrutura rígida de bambu ou plástico que armada com linhas e fitas adesivas pode suportar um corpo plano de papel, pano ou plástico que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Geralmente as pipas contém uma rabiola, que é um adereço colorido feito de fitas plásticas finas ou de papel que fica preso na parte inferior da pipa para proporcionar estabilidade. Assim a turminha confeccionou em sala algumas  pipas.

Após apresentamos a tela: “Meninos soltando Pipas” de Candido Portinari, em seguida fizemos alguns  questionamentos sobre a mesma para os alunos: o que estão visualizando? sobre o que é? o que os meninos estão fazendo? que cores são? você já brincou de pipa?
os alunos realizaram a releitura da obra no caderno de desenho.

Então  fomos  colocar em prática esta maravilhosa brincadeira. Todos os alunos trouxeram uma pipa de casa para brincarem na quadra da  escola.

Professoras Mirian e Bruna

Leave a Reply